03/04/2024 às 11:24, Atualizado em 03/04/2024 às 11:32

Projeto de Lei Institui o Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis em Sidrolândia

Foto: Karina Souza

O reconhecimento da importância dos catadores de materiais recicláveis como agentes ambientais fundamentais para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente ganhou destaque em Sidrolândia com a aprovação do Projeto de Lei 7/2024. De autoria do vereador Cleyton Martins, o projeto tem como objetivo instituir o Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis, data que será celebrada anualmente no dia 7 de junho.

A atuação dos catadores vai muito além da simples coleta de materiais descartados. Eles desempenham um papel essencial na promoção da conscientização ambiental, no aumento dos níveis de coleta seletiva e no estímulo ao processo de reaproveitamento e reciclagem. Com o estabelecimento desta data comemorativa, a cidade de Sidrolândia demonstra seu reconhecimento e valorização desses profissionais que contribuem de forma significativa para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade do município.

O vereador Cleyton Martins, autor do projeto de lei, ressalta a relevância dessa iniciativa: "Os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel crucial na cadeia de reciclagem, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Este projeto visa não apenas reconhecer seu trabalho, mas também sensibilizar a população sobre a importância de apoiar e valorizar esses profissionais".

Elizângela Trindade Coronel, tesoureira da Associação Sidrolandense dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Resíduos Recicláveis (ASTTRR), ressalta a importância do Projeto para a categoria. "Para nós é uma conquista muito grande, a gente vai ter o nosso dia, vamos ser mais vistos, lembrados e respeitados, e a gente está muito feliz com isso".