12/03/2024 às 10:23, Atualizado em 12/03/2024 às 10:27

Aprovado o Projeto de Lei "Samu na Escola"

Na última sessão legislativa, o Projeto de Lei 01/2024, de autoria do vereador Ganso, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Sidrolândia. Este projeto, intitulado "Samu na Escola", tem como objetivo fundamental instituir um programa educativo nas escolas da rede pública municipal, visando à conscientização sobre os serviços de urgência e emergência, a prevenção de acidentes e a correta conduta em situações de urgência doméstica.

A iniciativa surge como uma importante ferramenta para educar os estudantes desde cedo sobre como agir diante de situações que demandem atendimento imediato, promovendo não apenas o conhecimento sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas também sobre a relevância de não realizar trotes e a correta utilização da linha 192.

O programa proposto pelo projeto consistirá em uma série de atividades educativas, que incluem treinamentos, oficinas, exibição de vídeos educativos e palestras interativas ministradas pelas equipes que compõem o SAMU. Dessa forma, os educandos terão a oportunidade de compreender em detalhes como acionar o serviço, quais são os tipos de atendimentos realizados e qual é a conduta adequada em diferentes cenários de emergência.

O vereador Ganso, autor do projeto, ressalta a importância de investir na educação para emergências desde cedo: "É preciso que nossas crianças e jovens saibam como agir em casos de emergência, pois isso pode salvar vidas. Além disso, o programa também visa reduzir o número de trotes e o mau uso dos serviços de urgência, garantindo que o SAMU esteja disponível para quem realmente precisa".