31/05/2016 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:41

Vereadores se reúnem com secretária de Habitação para discutir parcerias

Os vereador Edno Ribas e Sérgio Bolzan (PSB) serão recebidos nesta terça-feira em Campo Grande pela secretária Estadual de Habitação, Maria do Carmo Avezani. Em pauta a proposta de parceria com a Prefeitura de Sidrolândia para facilitar o acesso dos 900 mutuários da cidade aos programas de regularização da titularidade dos imóveis e o de renegociação das parcelas em atraso. A ideia é que estas pessoas possam serem atendidas na cidade, sem precisar se deslocar até a Capital.

Os vereador Edno Ribas e Sérgio Bolzan (PSB) serão recebidos nesta terça-feira em  Campo Grande pela secretária Estadual de Habitação, Maria do Carmo Avezani.  Em pauta a proposta de parceria com a Prefeitura de Sidrolândia para facilitar o acesso dos 900 mutuários  da cidade aos programas de regularização da titularidade dos imóveis e o de renegociação das parcelas em atraso.   A ideia é que estas pessoas possam serem atendidas na cidade, sem precisar se deslocar até a Capital.

A proposta do vereador Edno Ribas, para evitar que as pessoas tenham de se deslocar até a Capital para requerer os benefícios, é uma parceria com a Agehab que treinaria servidores da Prefeitura para atender os mutuários aqui mesmo.

“Hoje a adesão a estes cronogramas é feita pela internet ou diretamente na Agehab em Campo Grande. Isto é um fator complicador para quem está fora da Capital” comenta Edno.

O programa de renegociação das prestações garante isenção de juros e multas para quem quitar o saldo devedor. Quem pagar no mínimo 4 parcelas terá abatimento de 60% dos encargos financeiros cobrados das parcelas remanescentes, que poderão ser divididas em até 120 prestações, que podem variar entre 5% (R$ 44,00) 15% (R$ 132,00) do salário mínimo, que hoje está em R$ 880,00. Quem estiver em dia pode quitar o saldo com 20% de desconto.

O outro programa lançado pela Agehab é o de regularização dos mutuários que fizeram contratos de gaveta para comprar as casas. Ele terá de comprovar, com base em certidão dos cartórios, que não é dono de outro imóvel.