28/07/2021 às 17:48, Atualizado em 17/08/2021 às 08:32

Vereadores participam da entrega de cestas verdes para famílias atendidas pelo CRAS Jandaia

O programa além de fortalecer a renda de 21 agricultores familiares da região, vai levar verduras, bebidas lácteas, pães e doces para a mesa de 150 famílias de baixa renda

Hoje (28) a presidente Juscinei Claro (PP), juntamente com os vereadores Itamar de Souza (DEM) e Joana Michalski, participou da entrega da cesta verde do programa PAA no CRAS Jandaia, a convite da Secretária de Assistência Social e psicóloga, Aletânia Ramires Gomes.

A ação trata-se do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política de apoio e incentivo à agricultura familiar da região, em que os agricultores vendem seus produtos para órgãos públicos. Aliado a isso, através do programa Fome Zero, esses materiais comprados são distribuídos para as famílias de baixa renda do município.

Sendo assim, além de fortalecer a renda de 21 agricultores familiares da região, o programa vai levar verduras, bebidas lácteas, pães e doces para a mesa de 150 famílias de baixa renda!

Elaine de Oliveira/Beneficiária da cesta verde

“Pra gente essa cesta veio em boa hora. Em casa somos em 4 e não estamos empregados, tem sido difícil garantir o alimento e com essa cesta poderemos ter mais refeições. Olha veio pão, mandioca, laranja, limão, veio até iogurte para as crianças né? Bom demais”, comemorou Elaine de Oliveira, moradora do acampamento Brejão.

Das 150 famílias beneficiadas com os alimentos, selecionadas pela equipe de acompanhamento da Assistência Social, 50 serão do CRAS Cascatinha, 50 do São Bento, 30 do Jandaia e 20 do Quebra Coco.

A presidente Juscinei Claro comemorou a ação e contou estar feliz em poder participar da entrega: "Sou grata por estar aqui, vendo a felicidade de cada família ao receber essa cesta. Com certeza será de grande ajuda às famílias, principalmente nesse momento de pandemia. Além disso, os agricultores serão beneficiados com a geração de renda, podendo continuar a venda de seus produtos".

“Eu acredito na efetividade de programas como esses, esse é nosso papel, cuidar da nossa população. Acredito que a cesta vai ajudar muito essas famílias e garantir um auxílio na alimentação”, disse a vereadora Joana Michalski que também é assistente social.

O programa será desenvolvido no município, a princípio, até 2022. Porém, caso questões climáticas impeçam a entrega completa dos produtos, as famílias receberão posteriormente, podendo estender o prazo de atendimento.

O vereador Itamar lembrou que a entrega está iniciando exatamente no dia do Agricultor e comemorou o fato de muitas famílias estarem sendo beneficiadas: "São 150 famílias recebendo o kit e mais 21 famílias produzindo e tendo para quem vender. Uma ação está alcançando mais de 170 famílias. Só temos a comemorar e a agradecer todos os envolvidos".