Na quarta-feira, 10 de setembro, os vereadores de Sidrolândia Adavilton Brandão, Márcio Kbeça, Le da Obras, além das vereadoras Joana Michalski e Elaine Souza, participaram de uma reunião em Campo Grande com o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira. O encontro, que também contou com a presença do deputado estadual Renato Câmara, teve como foco principal a reabertura do Instituto Médico Legal (IML) de Sidrolândia.
A iniciativa para a reunião partiu do vereador Adavilton Brandão, que, durante a sessão ordinária do dia 5 de setembro, apresentou a Indicação 291/2025. Nela, ele solicitou a reabertura do IML local com o fornecimento de perícia, visto a importância desse serviço para a população da região. Em resposta a esse pedido, o deputado Renato Câmara fez, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao governador do estado solicitando a alocação de peritos para atender Sidrolândia.
Vale ressaltar que esse tema já estava sendo abordado pela vereadora Elaine Souza, que em 6 de março deste ano havia protocolado a Indicação N° 54/2025, pedindo a retomada dos atendimentos do IML. Durante a reunião, o secretário Antônio Carlos Videira informou que um estudo está sendo realizado para viabilizar a reativação dos serviços, especialmente para a realização de exames em vivos. Ele destacou, no entanto, a atual deficiência de peritos criminais no estado, o que obriga que atendimentos relacionados a mortes violentas e cenas de crime aguardem suporte da capital.
Além disso, o vereador Márcio Kbeça aproveitou a oportunidade para solicitar um reforço na frota de viaturas destinadas às unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil, evidenciando a necessidade de melhores condições de trabalho para os agentes de segurança que atuam na região.
A reunião demonstra o empenho dos representantes de Sidrolândia em buscar soluções e melhorias para a segurança e saúde pública da população local, refletindo a importância do diálogo entre os parlamentares e o governo estadual.