05/06/2016 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:41

Intermediação de vereadores facilita regularização de imóveis de 400 mutuários

Graças a intervenção de um grupo de vereadores (Edno Ribas, Sérgio Bolzan e Ilson Peres) junto à Secretaria Estadual de Habitação, pelo menos 400 mutuários de seis conjuntos habitacionais construídos em Sidrolândia terão mais facilidade para ter acesso a dois programas sem precisar se deslocar até Campo Grande: o de regularização dos chamados contratos de gaveta e a renegociação das parcelas em atraso.

Graças a intervenção de um grupo de vereadores (Edno Ribas, Sérgio Bolzan e Ilson Peres) junto à Secretaria Estadual de Habitação, pelo menos 400 mutuários de seis conjuntos habitacionais construídos em Sidrolândia  terão mais facilidade para ter acesso  a dois programas sem precisar se deslocar até Campo Grande: o de regularização dos chamados contratos de gaveta e a renegociação das parcelas em atraso.

Na semana passada os vereadores Edno Ribas, Ilson Peres e Sérgio Bolzan, se reuniram com a secretária-adjunto de Habitação, lidia Miglioli Sokoloski, acertando uma parceria para garantir que todos os mutuários  possam ser atendidos na cidade, sem precisar se deslocar até Campo Grande para pedir a regularização diretamente na Agehab. A Secretaria vai treinar dois servidores da Prefeitura para montar e encaminhar os processos.

Muitos mutuários não sabiam que precisavam pagar pela moradia. É o caso de dona Carmelita Candóia, residente no Sidrola, contemplada com a casa há dois anos. Em janeiro ela recebeu um lote de 14 das 160 parcelas que terá de pagar. A Agehab ofereceu como alternativa de renegociação, que pague R$ 410,19 pelas 9 primeiras parcelas (R$ 45,61 a prestação) e mais R$ 203,68 pelas demais cinco remanescentes (R$ 50,92 a prestação), resultando numa dívida de R$ 614,17, sem juros. Com o programa, pagando quatro parcelas de R$ 45,61 (R$ 182,44) vai jogar para o final do financiamento o saldo, ficando apenas com a obrigação de pagar  R$ 50,92 da parcela do mês.   A mesma situação é de dona Elisangela Augusto Motta, que reside na Rua Yuji Miki, n° 75,  que não teria como pagar de uma vez  a dívida em atraso (R$ 641,17).

Há também quem está com as prestações em dia,mas teme perde a casa porque o imóvel ainda não estão no nome deles. É o caso de dona Ivonete Alves da Silva, que mora na Rua Diago Cunho, no Bairro Cascatinha. Em 2015 ela pagou R$ 55 mil pela  casa (já quitada) mas espera agora garantir a escrituração. José Gomes da Silva, 66 anos, no início deste ano, comprou uma casa  na Rua Oscar Pereira de Brito (residencial Dona Diva), aguarda ansioso a oportunidade de passar o contrato para o seu nome.

Segundo o vereador Edno Ribas, para aderir ao programa de renegociação de prestações em atraso, o mutuário terá de pagar quatro prestações com desconto de 60% dos juros e encargos financeiro. O saldo  da dívida poderá ser parcelado em até 120 meses.

Já para quem quiser regularizar a titularidade dos imóveis adquiridos por meio de contratos de gaveta, será exigida a  apresentação de certidões dos Cartórios de registros de Imóveis para comprovar que não tem outro imóvel em seu nome.

Poderão regularizar a propriedade das suas casas, moradores dos conjunto Sidrolar (180 casas), Altos Cambaru (30 casas); Morar Melhor (30);Morada da Serra (60);Dona Diva (50); Cascatinha (50).