07/05/2015 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:37

Em agenda extensa, presidente da Câmara transita entre governo e sociedade na busca de soluções

A presidência da Câmara Municipal da Sidrolândia tem promovido, e também participado, de diversas atividades ao longo dessa semana. São compromissos Legislativos, ações em parceria com o poder Executivo e também da Sociedade Civil, todas dando sequência a linha de trabalho idealizada pelo vereador e presidente da Casa, David Moura de Olindo, desde que assumiu o comando da mesa diretora.

Atendendo à demandas variadas, as atividades se dividem entre a regularização do novo concurso da Câmara e da reforma e ampliação do prédio do legislativo, apoio às reivindicações do magistério municipal e articulações junto ao prefeito Ari Basso, e ao governador Reinaldo Azambuja, para a realização de ações pontuais no município.

Colocando a Casa em ordem

David recebeu na tarde desta quinta-feira (07) o dono da empreiteira Construtec Construções LTDA, Donivan Valdez, que realizará a obra de adequação do prédio da Câmara. Acompanharam a visita a arquiteta responsável pela obra, Ely Quevedo, e a arquiteta responsável pela fiscalização, Juliana Zorzeto.

O prédio receberá o numero de salas adequado para a nova estrutura administrativa, que conta com um sistema mais eficiente nas áreas juridicas e de fiscalização. “O custo total da obra deve ficar em torno de R$160.000,00, menos da metade do que havia sido estimado. Estamos otimistas com o seu andamento e com os resultados que teremos”, afirmou o presidente.

Sobre a adequação do quadro de funcionários, na manhã de sexta-feira (08) será assinada a abertura da licitação para a contratação da empresa que deverá realizar o concurso público da Câmara. A abertura de um novo concurso foi garantida pelo presidente da Câmara devido à necessidade de adequar a organização administrativa do Legislativo de Sidrolândia para o cumprimento de suas finalidades.

Atendendo a Sociedade

Logo pela manhã desta quinta-feira, David foi convidado a participar da reunião da Comissão de Valorização do Magistério da rede Municipal de Sidrolândia, que aconteceu no antigo prédio em que funcionava a Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade.

Os professores entregaram a Davi uma lista de 47 itens, solicitando alterações sugeridas pelos professores para adequação do Plano de Cargos e Carreiras. A principal questão levantada por eles e que deverá ter o apoio do legislativo para sua realização, é relativo ao Piso Salarial igualado ao dos professores da rede Estadual de Ensino. David se comprometeu em colaborar, uma vez que a LDO está sendo apreciada pela Casa e é nela que essas previsões de ações orçamentarias devem constar.

Na noite anterior, na quarta-feira (06), o presidente da Câmara esteve no distrito do Quebra Coco, onde participou da primeira reunião da ‘Associação Pró-desenvolvimento e Organização do Distrito do Quebra Coco’. A associação foi formada a partir das orientações recebidas pelos cidadãos do distrito durante a Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores, lá realizada no dia 16 de Abril. Fazem parte o Sr Nivaldo Aparecido Rosa, Luiz Carlos Palmas, Gilmar Saraiva, Maria Rosa Alves, Célia Maria Amorim, Alzimiro Almeida, Francisco Alves, José Aparecido Ferreira Batista, Reinaldo Cardoso da Cruz, Pedro Kachorroski, Adalberto Cácio Camargo e Amilton Afonso Vilela.

Parcerias para o bem de quem precisa

Da reunião no Distrito do Quebra Coco saíram duas importantes metas para o desenvolvimento do local: a implantação de uma fecularia e de uma fábrica de tijolos ecológicos, proporcionando a geração de emprego e renda para o distrito. “É importante lembrar que o Quebra Coco chegou a iniciar um processo de emancipação, onde se tornaria um Município, e hoje não tem sequer condições de se sustentar como distrito. Por isso todo nosso empenho e dedicação nessa questão”, explicou David.

David trouxe essas solicitações ao prefeito Ari Basso, pedindo para que o auxílio para essas implantações sejam incluídos na LDO. Ari autorizou a ação e, na próxima sessão será apresentada a indicação para que no orçamento de 2016 conste a possibilidade do Município auxiliar essa Associação a adquirir os implementos necessários para a implantação desses projetos.

Outra sessão itinerante que já teve reflexos positivos, foi a realizada no Assentamento Eldorado. Um dos grandes problemas apresentados por aquela população foi a falta de água, ocasionada pela falta de energia, que impede que as bombas funcionem e levem a água até as casas.

Em conversa com o governador Reinaldo Azambuja, David solicitou uma reunião entre governo do Estado, Prefeitura, Agraer e Câmara Municipal de Sidrolândia, que deve acontecer na próxima semana, para tratar da implantação de placas de energia solar com capacidade para proporcionar o funcionamento das bombas, garantindo que os quatro poços estejam em atividade e que a população não sofra mais com a falta de água em consequencia da falta de energia. O governador acatou a idéia do presidente da Câmara e em breve medidas deverão ser tomadas para viabilizar a realização desses serviços.