24/05/2016 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:40

Edno propõe parceria Prefeitura/ Agehab para 600 mutuários renegociarem prestação em atraso

O vereador Edno Ribas(PSB ) está articulando junto à Prefeitura, que haja um convênio com a Secretaria Estadual de Habitação, para facilitar o acesso de 600 mutuários residentes em Sidrolândia aos programas de refinanciamento das prestações em atraso (que acaba de ser prorrogado até setembro) e de regularização dos contratos. Na sessão desta segunda-feira da Câmara foi aprovada indicação com esta proposta.

O vereador  Edno Ribas(PSB ) está articulando   junto à Prefeitura, que haja um convênio com a Secretaria Estadual de Habitação, para facilitar o acesso de 600 mutuários residentes em Sidrolândia aos programas de refinanciamento das prestações em atraso (que acaba de ser prorrogado até setembro) e de regularização  dos contratos. Na sessão  desta segunda-feira da Câmara foi aprovada indicação com esta proposta.

“Hoje a adesão a estes cronogramas é feita pela internet ou diretamente na Agehab em Campo Grande. Isto é um fator complicador para quem  está fora da Capital.  Tanto assim, conforme explica o ex-coordenador de Habitação, Ho Lon Paul, muita gente conseguiu se beneficiar da renegociação das prestações em atraso, aberta desde setembro do ano passado.

“A ideia é que o município disponibilize uma estrutura básica para abrir um ponto físico de atendimento. Para isto é preciso que os funcionários passem um treinamento”, explica o vereador,que recebeu o apoio do seu colega de bancada Sérgio Bolzan, para viabilizar a parceria.  O programa de renegociação das prestações garante isenção de juros e multas para quem quitar o saldo devedor. Quem pagar no mínimo  4 parcelas terá abatimento de 60% dos encargos financeiros cobrados das parcelas remanescentes, que poderão ser divididas em até 120 prestações, que podem variar entre 5% (R$ 44,00) 15 %( R$ 132,00) do salário mínimo, que hoje está em R$ 880,00.  Quem estiver em dia pode quitar o sal do com 20 % de desconto.

O outro programa lançado pela Agehab é o de regularização dos mutuários que fizeram contratos de gaveta para comprar as casas. Ele terá de comprovar , com base em certidão dos cartões, que não é dono de outro imóvel.