05/06/2016 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:41

Comissão cobra da Energisa medidas para acabar com prejuízo da avicultura com oscilações de energia

A Comissão de Vereadores constituída na Câmara de Sidrolândia para  identificar as reclamações dos consumidores e encaminhar possíveis soluções  dos problemas no fornecimento de energia elétrica no município se reunir com o diretor comercial da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, quando cobrou medidas urgentes  da distribuidora para  eliminar os problemas de oscilação e interrupção no serviço que estão gerando prejuízo a avicultura , um setor estratégico da economia da cidade, que geram mais de 2 mil empregos da cidade.

“A reunião foi bastante produtiva e acredito que a empresa vai resolver os problemas”, comentou a vereadora Vilma Felini,que junto com os vereadores Edno Ribas, Sérgio Bolzan , Waldemar Acosta e Ilson Peres, estiveram na reunião, representando a comissão. O encontro teve também a participação do presidente da Associação dos Avicultores , Adroaldo Hoffman,  além de lideranças  da Aldeia Nova Tereré e da agrovila do Capão Seco.

Um relatório da  Seara/JBS, elaborado por solicitação da vereadora Vilma Felini, mostra que a empresa num prazo de 90 dias   teve um prejuízo  de R$ 608 mil com as ocorrências de  oscilação ou interrupção no;

Conforme o relatório  num período de 90 dias, os problemas no suprimento energético somaram 2.184 minutos, que provocaram o sacrifício de  364.167 aves, que cotadas ao preço de R$ 1,67 por cabeça abatida, resultaram num prejuízo econômico de exatos R$ 608.249,38. “Obtivemos o compromisso do diretor  da empresa que haverá uma reunião com o pessoal da Seara para buscar uma solução técnica para estes problemas”, informa o vereador Edno Ribas, que integra a comissão criada no âmbito da Câmara, para identificar os problemas e apontar alternativas .

O relatório, mostra por exemplo, que basta uma  oscilação a partir de 15 minutos no fornecimento de energia, traz impacto sobre a produção porque  “as máquinas  pneumáticas  ficam sem alimentação  de ar comprimido. É que  ocorre o desarme  dos compressores das casas de máquina.Com isto há erro no inversor de  freqüência  que  precisa   ser  ressetados por um eletricista para voltar a operar  normalmente e restabelecer a pressão de ar no sistema”.

Já as quedas de energia de 10 minutos geram complicações ainda maiores como: a mortalidade  e consecutiva e condenação das aves  nas plataformas de descarga por causa da falta de  climatização  adequada para sobrevivência do animal; a queima do frango no setor de escaldagem  em função da  alta temperatura;a condenação  do frango na linha de abate  porque  a carcaça  fica sem climatização após evisceração.  Perda de frio  nas câmeras frias,  e ambientes refrigerados,podendo levar a condenação   dos produtos  destes setores caso  a temperatura passe do exigido pelo Serviço de Inspeção Federal.

Aviários

A comissão também levou ao diretor da Energisa os prejuízos que os donos de aviários (são 150 só em Sidrolândia) estão sofrendo com os problema com o abastecimento energia elétrica. Segundo o presidente da Associação dos Integrados da  Avicultura, Adroaldo Hoffmann, que também participou da reunião, o atendimento prestado pela empresa ao setor é precário,  que é demorado, gerando perdas econômicas, não levando em conta ser uma atividade com funcionamento ininterrupto, 24 horas, sem intervalos para finais de semana ou feriados.

De acordo com a vereadora Vilma Felini, o diretor da Energisa se comprometeu a rever a situação, criando um atendimento especial pelo 0800 para os aviários, tomando como base o código de consumo de cada unidade .