17/08/2023 às 10:10, Atualizado em 17/08/2023 às 10:24

Comissão de Saúde da Câmara se reúne com Conselho Municipal de Saúde para debater pautas

Nesta manhã, a Comissão de Saúde e Direitos Sociais e da Pessoa com Deficiência (CSDS) da Câmara Municipal esteve reunida com o Conselho Municipal de Saúde. O encontro reuniu representantes de ambos os órgãos para discutir uma série de assuntos cruciais para a promoção e o fortalecimento do sistema de saúde no município.

Dentre os temas abordados na reunião, destaca-se a vacinação de animais domésticos. A necessidade de uma campanha eficaz de imunização desses animais foi enfatizada, considerando não somente a saúde dos pets, mas também a prevenção de doenças que possam ser transmitidas entre animais e humanos.

Outra pauta debatida foi a criação de um programa de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A implementação de estratégias de conscientização, prevenção e controle foi discutida de forma a garantir um ambiente saudável e livre de doenças transmitidas por esse mosquito.

A escassez de profissionais médicos para atender à Rede Pública de Saúde também esteve em foco durante a reunião. A Comissão e o Conselho reconheceram a importância de reforçar o quadro de médicos nas unidades de saúde municipais, visando a melhor qualidade no atendimento à população e a redução das filas de espera.

Além disso, o Conselho Municipal de Saúde apresentou uma solicitação à Câmara para o apoio na destinação de uma caminhonete para os agentes de endemias do setor de vigilância do município. "A aquisição desse veículo se mostra essencial para a execução eficiente das atividades dos agentes", destacou Pedro Macedo, presidente do Conselho.

A reunião evidenciou a importância da colaboração entre as esferas legislativa e de controle social para aprimorar as políticas de saúde no município. A Comissão de Saúde e Direitos Sociais e da Pessoa com Deficiência reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, visando ações concretas e soluções efetivas para as demandas levantadas.