09/06/2015 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:37

Câmara Municipal lota plenário para discutir a destinação dos resíduos sólidos de Sidrolândia

A Câmara Municipal de Sidrolândia realizou ontem, 8 de Junho, a Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos, que discutiu o Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos. Em participação extraordinária, cerca de 460 pessoas lotaram o plenário da Casa de Leis para conhecer as novas diretrizes do Município, ouvir sobre inovações tecnológicas e soluções viáveis para o destino do lixo em Sidrolândia.

Proposta pelo presidente da Câmara, vereador David Olindo, a Audiência Pública foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sidrolândia, por meio de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e apoiada pelo Poder Judiciário e Ministério Público. Abrindo os trabalhos, David agradeceu a população sidrolandense por ter atendido ao convite da Câmara e entendido a importância do ato. “Fico emocionado em ver nossa Casa assim, com tantos cidadãos conscientes da importância dessa discussão para nossas vidas. A Câmara existe para tratar de tudo aquilo que é necessário para a nossa cidade e hoje vemos que nossos cidadãos estão tão interessados quanto nós em ver uma cidade cada vez melhor. Sidrolândia está de parabéns.”, afirmou.

Luciano Loubet, Promotor de Justiça do Meio Ambiente em Sidrolândia, foi o primeiro a palestrar. O promotor fez uma pequena explanação sobre a atual situação da destinação do lixo do Município, ressaltando que os problemas enfrentados por Sidrolândia hoje “infelizmente são uma regra na destinação do Lixo do País inteiro. Temos pouca coleta seletiva e muito acúmulo de resíduos sólidos em lixões irregulares. Precisamos, a partir de agora, traçar novos rumos para o município de Sidrolândia e faremos isso com a colaboração de todos”, explicou Loubet.

Além do Promotor, outros treze participantes colaboraram com a Audiência, apresentando sugestões, inovações tecnológicas e projetos que vem dando resultados positivos em diversos lugares do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Entre eles, esteve o vereador de Campo Grande, Eduardo Romero, que é jornalista e ambientalista; o professor Mateus Soares Junior, que apresentou o Projeto SGA Sidrônio Ambiental; a enfermeira Jessica Leticia Assman, representando o serviço de saúde do Município; O empresário Michel Diego de Morais, responsável pela Associação de Revendas Agrícolas de Maracaju e Região, que falou sobre a destinação de resíduos tóxicos; o empresário Haroldo Calves Dias, representando o setor de combustíveis, oficinas mecânicas e restaurantes; a empresária Cleres Suckow, representando os supermercadistas de Sidrolândia; o Sr Marcelo Piel Martins, supervisor da Sanesul unidade Sidrolândia; o vereador Cledinaldo Cotócio, ue falou sobre os resíduos da cama de frango e restos de construção; Sr Flavio Sergio Arantes Pereira, representante da Organoeste, falando sobre a situação atual do lixo e o lixo carbonizado; Daniel Obelar, representante da Associação de Catadores de Lixo de Campo Grande- MS; Dr Marcos Duarte, engenheiro sanitarista, representante da Oca Ambiental, falando sobre aterro sanitário; e Rogerio Brilhante, da empresa ISCA S/A, do Estado do Rio de Janeiro, falando sobre o modelo implantado naquele Estado para a destinação final do lixo.

Encerrando as apresentações, Regina Duarte, representante do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e APA, CIDEMA, mostrou parte do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Sidrolândia que já está em construção, com índices e referências em leis municipais, estaduais e nacionais. “Estamos construindo um plano para o munípio de Sidrolândia e que deve corresponder às necessidades e expectativas deste município. Tratar de resíduos sólidos não é tarefa fácil, mas acreditamos que com essa audiência pública daremos um enorme passo em direção a um plano adequado a realidade sidrolandense”, finalizou.