26/04/2016 às 00:00, Atualizado em 11/07/2017 às 10:40

Câmara distribui 300 mudas de crotalária

Presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, David Moura de Olindo, fez na manhã desta terça-feira (26) a distribuição de 300 mudas de crotalária. A planta atrai a libélula, que é predadora das larvas e mosquitos do Aedes aegypti.

A distribuição aconteceu na sede do poder legislativo, e não durou mais de meia hora, pois a procura foi grande, mesmo com o tempo de chuvoso moradores vieram à procura da crotalária.

David lembra que a crotalária é apenas uma ferramenta a mais para deter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, mas seu plantio e crescimento, bem como a atração da libélula, demandam um tempo, ou seja, não é possível descuidar dos focos. Não deixar água parada é a única maneira efetiva de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A planta Crotalária, que demora de 90 a 120 dias para crescer, produz flores amarelas que atrai vários insetos entre eles a libélula, que assim como o Aedes aegypti, procura água limpa e parada para por seus ovos. Porém, com uma grande diferença, ao virarem larvas, elas se alimentam de outros tipos de larvas, inclusive as do mosquito transmissor da dengue. Já a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, tendo o Aedes aegypti também em seu cardápio. Assim, ela é uma predadora natural e pode ajudar a quebrar a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.